Sexta, 18 de janeiro de 2019
contato@vamosoubora.com
Cidades

27/12/2018 às 11h28 - atualizada em 27/12/2018 às 11h36

Redação

Vitória / PE

Há três anos, Pernambuco recebia a notícia da partida do Pierre Pressão
Uma história que marcou o povo Pernambucano e animou os carnavais de Vitória de Santo Antão
Há três anos, Pernambuco recebia a notícia da partida do Pierre Pressão
Foto: Bloco A Girafa

Em 27 de dezembro de 2018, completa-se 3 anos da sua morte. O cantor oficial do maior bloco que a cidade já viu. Quem nunca esperou o carnaval chegar para ver a Girafa descendo a ladeira, seja para apenas olhar a sua passagem, ou para brincar com a animação e irreverência desse mito do Carnaval de Vitória de Santo Antão, e de várias outras cidades.


Um artista de modos simples, atitudes singelas, maneiras educadas, que ganhou o carinho do público de forma fácil, nascido em Vitória de Santo Antão interior de Pernambucano no dia 16/05/1976, desde cedo empolgou o menino Jean Pierre dos Santos, que aos 13 anos despertou a curiosidade pelo anseio de cantar; uma vontade que mais tarde se tornaria realidade do já experiente Pierre. Apaixonado por música e com uma imensa experiência de dar inveja a qualquer iniciante, já passou por várias bandas, entre elas: Imagem da Lua (1987), Carinhoso Banda Show (1988), Sabor de mel (1990), Banda Flash (1991), Banda Realce (1992), e Banda Asas da América (1994); Após cantar por quase 15 anos na Banda Asas da América, saiu pra o seu novo projeto e até o ano de sua morte e eternizado como PIERRE A PRESSÃO DE PERNAMBUCO (2008), com seu vozeirão em cima do trio Elétrico, arrastando multidões. Não é atoa que foi  considerado a Pressão de Pernambuco, quando falamos em pressão, principalmente durante os carnavais, lembramos logo dele, que ficou consagrado cantor de “muitos aplausos” devido seu talento e carisma que esbanjava aos fãs que tanto o admiraram e admiram o seu trabalho.


Em Outubro de 2008 nasce seu novo projeto Pierre A Pressão de Pernambuco, criado pelo próprio Pierre, A banda era composta por uma equipe de 25 pessoas, entre elas 14 músicos, técnicos, produtores, motoristas, etc. Um verdadeiro caldeirão musical, com uma harmoniosa mistura de estilos musicais, Ele criou seu estilo, bebeu na fonte das suas influências musicais a MPB, Axé, Pop, R&B, Hip Hop, Rock, Pagode, Frevo, Maracatu, levava para o palco uma enorme gama de ritmos e gêneros envolta em muito swing e um batuque para lá de moderno.


Desempenho ousado e descontraído no palco, a maneira própria de interagir com o público, e uma trajetória marcada por grandes momentos, seguiu com a promessa de levar o seu show para muitas cidades do Brasil, com seu jeito único, misturando os ritmos dançantes, e levando o lema: “O doidinho que o povo gosta”.


O Galo da madrugada também foi um dos blocos que encantou o cantor. “Saí no galo durante 15 anos, foi uma experiência muito boa. Quando terminava de me apresentar às pessoas me parabenizam pelo meu desempenho, o galo realmente é o maior bloco carnavalesco do mundo”, diz. Durante as apresentações em todo Nordeste, Pierre cantou com muitos artistas e grupos a exemplos de Chiclete com Banana, Timbalada, Elba Ramalho, Gatinha Manhosa, Netinho da Bahia e Harmonia do Samba entre outros.


 


A Girafa


Durante 18 anos Pierre puxou mais de cinco mil foliões, no Bloco A Girafa em sua cidade natal durante os três dias de Carnaval em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. “É um bloco que puxo há muito tempo, podemos considerar o maior e melhor bloco carnavalesco de Vitória. O mais impressionante é o carinho que os foliões têm comigo, as músicas que canto no percurso são todas selecionadas pelo o povo, e isso me emociona bastante. O amor que tenho pelo bloco, é o amor de um filho pela mãe”. Lembrou o Cantor.


Quando a Girafa completou 70 anos de existência, Pierre citou que era pequeno quando via o clube passar com orquestras e carros alegóricos e ficava orgulhoso, mas nunca pensava de um dia fazer parte integrante do bloco. Com o total apoio da Empresa Pitú, a Girafa modernizou-se e se tornou referência em Pernambuco, como melhor Bloco Carnavalesco de Vitória de Santo Antão. No seu 19º ano animando a Girafa, ele confessou que tem um compromisso com povo pernambucano durante o carnaval. “agradeço a cada turista que prestigia o carnaval de Vitória, aos girafeiros que há muito tempo me acompanha, ao Engarrafamento Pitú, a pessoa de Aluísio Férrer e Alexandre Férrer pelo total apoio, e ao povo que tem um carinho por mim e confiança no meu trabalho”.


A Girafa com o Pierre era o único bloco de Vitória que atraia mais público do que as bandas baianas no auge, quando se apresentava na cidade, por algumas vezes o bloco teve que desfilar com 2 trios elétricos, como uma procissão de tanta gente atrás, muita gente brincando dentro da corda, e com certeza situações como essas os girafeiros não esquecem, como também, nas suas paradas apoteóticas na Praça Duque de Caxias quando sagradamente eram tocadas músicas de Chico Science, como a Praeira, clássicos no carnaval da Girafa e de Vitória, que sem dúvidas marcaram época.





Despedida


Como tudo pronto para o desfile 2016 do bloco A Girafa, com a vinheta convidando o povo para brincar o carnaval, já nas ruas e nas rádios. Logo, após o natal de 2015 no dia 27 de dezembro, os vitorienses recebem com muita surpresa, uma notícia que ninguém queria receber, o cantor Jean Pierre dos Santos ou simplesmente Pierre Pressão, falece após passar mal numa boate em Recife.


O assunto tomou conta do município e de todos os noticiários de jornais, rádios e TV's de Pernambuco, o cantor Pierre Pressão de Pernambuco, deixava um legado de artista autêntico que defendia a sua cultura, amor e crença. No dia 28 de dezembro de 2015, Vitória de Santo Antão parou para se despedir, do seu filho. Para todos aqueles que gostavam do seu trabalho, seus fãs, o Pierre Pressão de Pernambuco, nunca será esquecido e ficará vivo na memória de todos os vitorienses!

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Personalidades

Personalidades

Blog/coluna Coluna dedicada a personalidades marcantes que se destacam em municípios de Pernambuco.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados